Recursos da Escola
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

JOGO DE DADOS



De acordo com Souza (2011) egípcios, astecas, hindus e esquimós conheciam os dados, jogando de diferentes formas, com diversas marcações. Os dados são talvez a forma mais antiga de se “tirar a sorte”. Os primeiros dados eram diferentes dos atuais, normalmente eram dados binários; eram utilizados conchas, pedaços de madeiras, ossos, varetas, pedras, chifres, dentes marfim, argila, porcelana, cristal, mármore, enfim, qualquer material que pudesse diferenciar um lado do outro. As regras para jogar são bem simples, basta jogar dois dados e os números serão marcados de forma que a soma das faces opostas seja sempre “7”.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Podem ser trabalhado inúmeros conceitos matemáticos na confecção dos jogo de dados.
Na confecção dos cubos, pode-se trabalhar a questão da geometria, como medidas, figuras geométricas planas, definição de poliedro (figura que possui muitas faces planas), o aluno logo associa os cubinhos com muitas formas que existem em sua realidade, tornando o ensino da matemática significativo. Além dos poliedros, podem ser trabalhados todos os conceitos de prisma, como aresta, face, vértice, área da base, área lateral, área total, volume. Além disso, o professor pode trabalhar o conceito de medidas.
Basta o professor adaptar o conteúdo de acordo com o nível de ensino que vai trabalhar. Por exemplo, em um 6º ano, trabalham-se os conteúdos mais básicos, (figuras planas, figuras espaciais, vértices, aresta, face, figuras poliédricas e não-poliédricas, cálculos matemáticos simples, medidas realizadas com réguas e transferidor, planificação de figuras espaciais); já nas turmas mais avançadas pode-se trabalhar a geometria de maneira mais aprofundada (ângulos, área da base, área lateral, área total, volume, análise combinatória, probabilidade, Teorema de Pitágoras).
Manuseando o objeto o aluno consegue entender e visualizar melhor o que deseja calcular, além disso, o aluno sente-se motivado, pois ele está sendo o construtor do seu conhecimento e isso torna o ensino da matemática prazeroso e significativo.
Outra atividade que pode ser abordada com esse jogo é a noção de escala e razão de proporcionalidade. Nessa fase podem ser trabalhados conceitos de geometria, reta, plano, área, escala ângulos.

REFERÊNCIAS

Souza, Marcilene Garcia de. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira: africanidades paranaenses. João Pessoa, PB; Editora Grafset LTDA, 2011.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito