Recursos da Escola
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

BOLINHAS DE GUDE

De acordo com Souza (2011), o jogo é também conhecido como jogo de “bolicas”. O nome “gude” deriva de “gode”, que significa “pedrinha redonda e lisa”. Existem notícias que as civilizações egípcias e romanas conheciam o jogo com bolinhas, estas eram feitas de mármore, cerâmica, madeira e até ossos de animais. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de 1450 a.C.



ATIVIDADES PROPOSTAS

Com o auxílio das bolicas, o professor pode deixar bem claro aos alunos a diferença entre círculo e esfera, abrangendo a geometria na forma plana e espacial. Além disso, pode usar a criatividade para utilizar as bolicas como um suporte pedagógico para trabalhar algumas questões da matemática, tais como operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) além de utilizar esse jogo para a resolução de situações problemas propostas pelo professor.
A compreensão de múltiplos e divisores se torna muito mais abrangente quando o aluno está palpando o material, assim, a matemática deixa de ser abstrata e torna-se algo concreto. O aluno compreende que múltiplo é aquele que sempre acrescenta a mesma quantidade de bolicas e divisores são aqueles que podem ser “separados” grupos com quantidades iguais. Realizar somas e subtrações com o auxílio das bolicas torna o ensino da matemática prazeroso e significativo.
Além de ser um instrumento de suporte para cálculos e problemas diversos, o professor pode ainda, propor uma gincana da tabuada ou operações simples, por exemplo, valendo uma bolica para cada acerto do aluno, dessa forma, acaba contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, estimulando o cálculo mental e incentivando o aluno a estudar, pois desperta o lado competitivo das crianças que buscam o conhecimento para receber a premiação no final da competição.
Além de todos esses benefícios para a matemática, o jogo de bolicas pode ser utilizado como forma de descontração (nos dias que os alunos estão muito agitados) e interação entre os alunos e também os professores que acabam entrando na brincadeira.

REFERÊNCIAS

Souza, Marcilene Garcia de. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira: africanidades paranaenses. João Pessoa, PB; Editora Grafset LTDA, 2011.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito