Recursos da Escola
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas


13 DE MAIO - DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Nesta data comemoramos a Abolição da Escravatura, mas não sabemos bem, se cabem mesmo aqui, comemorações. Pois, estamos comemorando a retirada de uma mancha social, que é motivo de vergonha para o mundo civilizado, e, por isso, deveria ser o dia do Perdão, não de comemoração como celebramos.


O Brasil foi o último país a abolir a escravidão. Neste dia, o importante é a reflexão. Sem dúvida o primeiro passo a ser dado em relação à consciência negra tem que ser no ambiente escolar, pois é a escola a principal instituição promotora de cidadania, de direitos, de deveres e principalmente de inclusão, ou ao menos deveria ser. É na escola que a criança forma sua identidade política, cultural e social, daí a importância de recuperar na criança negra sua cultura, juntamente com o orgulho de ser negra, para que assim possa mirar-se positivamente na valorização, da historia de seus descendentes.
A escola enquanto instituição social responsável por assegurar o direito da educação a todo e qualquer cidadão, deverá se posicionar politicamente contra toda e qualquer forma de discriminação.
Com isso, o corpo docente da Escola Quilombola Maria Joana Ferreira desenvolveu varias atividades relacionadas à conscientização dos educandos para a importância da democracia racial.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito