Recursos da Escola
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA MARIA JOANA FERREIRA - ENSINO FUNDAMENTAL 

Esta funcionando provisoriamente em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Palmas, PR, enquanto aguarda a construção da sede própria. 

A Escola nasceu pela insistente luta das Comunidades Quilombolas Adelaide Maria da Trindade Batista (Rocio) e Castorina Maria da Conceição (Fortunato) do Município de Palmas/Pr, especificamente pela luta da professora aposentada e líder da comunidade Quilombola, Maria Arlete Ferreira. O pedido da escola foi por meio do oficio, encaminhado ao Sr. Vagner Roberto do Amaral, responsável pelo departamento das Diversidades da Secretaria do Estado da Educação – SEED do Estado do Paraná. O oficio foi assinado por lideranças das Comunidades Quilombolas. A Escola Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira está atendendo 157 alunos de 5ª a 8ª séries, nos períodos matutino e vespertino, oriundos dos bairros próximos. No contra turno é ofertado Sala de Apoio e o Projeto 2º Tempo com atividade esportivas e culturais, com destaque para o Grupo de Capoeira. 

No ano de 2013 a escola passou a ser definida como Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, ofertando o ensino médio noturno.
A Escola busca o resgate da cultura afro descendente e a construção dos aspectos históricos das Comunidades Quilombolas locais.













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito